DECIDINDO VENCER EM TEMPOS DE CRISE! II
Texto: Is 43.14-19
15. Eu sou o SENHOR, o Santo Deus de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei. 16. Há muito tempo, o SENHOR abriu um caminho no mar, uma estrada no meio das águas perigosas. 17. Ele derrotou um poderoso exército, um exército de carros e cavalos de guerra. Eles caíram para nunca mais se levantar; acabaram-se como um pavio que está se apagando. 18. Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. 19. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.
Há muitos crentes em crise e passando por dificuldades enormes na vida pessoal, familiar, celular, profissional, financeira etc.
Porém há muitos outros que, apesar das crises, estão conseguindo vitórias expressivas e conquistas maravilhosas. Como entender isso?
Por que determinada crise pode paralisar algumas pessoas e não ter poder algum na vida de outras, podendo até impulsioná-las para grandes conquistas?
A questão não está na crise; embora ela deva ser considerada; mas sim na pessoa que passa pela crise. (Casa na rocha e/ ou na areia - Mt. 7:24-27)
A crise não tem o poder absoluto de nos levar para a vitória ou para a derrota. Nesse aspecto ela é neutra e vem para nos mobilizar, nos tirar da nossa zona de conforto e requer de nós, sempre, uma tomada de decisão, seguida de uma postura compatível com a vitória que precisamos alcançar.
- NA CRISE, A NOSSA RESPOSTA DEFINE A NOSSA ROTA.
A nossa resposta à crise define o caminho que tomaremos a partir dela.O nosso futuro depende das decisões que tomamos no presente.
Dependendo de quem somos e de como estamos, na hora da decisão e da tomada de posição, poderemos entrar na rota da vitória ou da derrota.
No entanto, é o nosso histórico que define quem somos e, de certo modo, como estamos. Você pode mudar o histórico de sua vida hoje.
Vitória ou derrota, em nossas vidas, dependem menos das crises e mais das decisões que tomamos diariamente.
- NOSSO PASSADO PODE INFLUIR NAS NOSSAS DECISÕES.
Nem sempre entrar numa crise depende de nós, mas ficar preso nela ou se complicar com ela é da nossa competência.
De certa forma, o nosso passado pode alimentar as nossas crises.
O povo de Deus estava sob o jugo do império babilônico e clamava pela libertação. Quando o Senhor enviou a palavra profética, por boca de Isaías, o povo estava desistido, enfraquecido, com os olhos voltados para um histórico de derrota e fracasso, a ponto de serem exortados a não se lembrarem mais das coisas passadas. As lembranças do passado infeliz o afundou na crise.
Ex. Gideão – Jz. 6.
O passado não resolvido nos prende e nos faz ficar olhando para trás, porém, em Cristo, nossa história é uma porta aberta para o amanhã, para a realização dos sonhos e para a conquista de metas.
Viver no passado é parar no tempo, inviabilizar o presente e desistir do futuro.
- SER VENCEDOR, NA CRISE, É QUESTÃO DE DECISÃO E POSICIONAMENTO.
Em Cristo, somos libertos do nosso passado para vivermos uma história de vitórias e conquistas. (Rm.8: Hino de vitória – v.37 – “em Cristo somos mais que vencedores”.)
Só alguém livre de um passado escravizante e paralisador rompe na conquista do sobrenatural de Deus.
É preciso ter uma mente livre, renovada, que desconsidera as coisas antigas e está aberta para ver e receber o novo que Deus está fazendo. (v.19 - Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.)
O Senhor nos chama para exercermos governo espiritual na nossa geografia e só o faremos quando não vivermos considerando as “coisas passadas”, presos a um passado paralisador. O Senhor disse que faríamos coisas maiores que Ele fez, porém, sem resolver o passado e renovar a mente, não receberemos nem experimentaremos tal comissionamento.
No tempo da crise é possível resolver o passado, vencer no presente e conquistar o futuro.
Toda crise pode se tornar um trampolim para grandes conquistas; tudo vai depender das nossas decisões, atitudes e palavras.
Você até pode estar na crise de um deserto na vida pessoal, familiar, celular ou financeira, mas se seus olhos puderem ver o novo de Deus que já está nascendo, você não caminhará sem direção nem refrigério, porque o Senhor porá no deserto um caminho de vitória e conquista e, no ermo (deserto), abrirá rios de águas.
CONCLUSÃO
Na hora da crise parece que tudo está acabado, não valorize, nem faça esta declaração. Declare que, mesmo na crise, Deus está fazendo coisa nova na sua vida, família, células e finanças. Confesse diante de Deus suas fraquezas, seus traumas e feridas; por fé renuncie-os e assuma a cura e a libertação.
Consagre sua mente ao Senhor e tire, definitivamente, seus olhos do ontem e fixe-os no Senhor, na esperança de um amanhã cheio de vitórias e conquistas. A crise de hoje pode ser a alavanca para um grande salto de fé, que vai levar você aos momentos mais lindos de sua vida. Não fuja da crise; se ela chegou até você encha-se do Senhor, encare-a e resolva-a, para a glória do Senhor.
Declare que é chegado o fim do passado de crises, traumas e lembranças escravizantes e paralisadoras.
O Senhor hoje chama você para romper com seu histórico de derrotas e impossibilidades e assumir uma nova história, resolvida e escrita pelas mãos dEle.
Receba sobre sua vida a unção que quebra os jugos do passado e faça de você uma pessoa vitoriosa em toda e qualquer situação.
Não viva mais das lembranças ruins do passado. Afinal, você não está percebendo que o Senhor faz coisa nova em você e à sua volta?
Extraído: Ap. Aurélio Jesus Santos
Adaptado: Pr. Fábio Duarte Domingues
PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DA CÉLULA
ADULTOS, JOVENS E ADOLESCENTES
- Você tem vivido tempo de crise em sua vida? Compartilhe conosco.
- Como você tem respondido a sua crise. Avançando ou desistindo?
- Que atitudes novas você tem tido para vencer este tempo de crise?
- O que Deus, através da Bíblia, diz que você é em tempo de crise? Como você encara esta declaração bíblica?
- Qual a mensagem que Deus traz à sua vida através da crise que você está vivendo?
CRIANÇAS
- Por que o coração está vazio?
R: Porque faltava Jesus?
- De que forma o coração tentou preencher o espaço que estava vazio?
R: Ouvindo músicas, comendo hambugers, batatas fritas, comprando casas, carro, etc.
- Faça um resumo da lição.
- Complete o versículo do salmos 40:17
Eu sou ________ e ___________, mas o Senhor ____________ de mim.