TEMA: GIDEÃO: UMA VITÓRIA PELA FÉ
Para que possamos ser vitoriosos, não é necessário que tenhamos o máximo de coisas, mas sim o mínimo de fé; obedecendo e confiando que o Senhor Jesus está conosco.
“Todos os Gigantes de Deus, foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus, por que se estribaram no fato de Deus está com eles.”Hudson Taylor.
I - VITÓRIA PELA OBEDIÊNCIA
a)- Quanto ao desafio –(Jz. 6:2-5) 6:11-14 o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. (...) Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? (IICr. 20:13-17)
Para que possamos alcançar as vitórias que o Senhor tem para nós, é fundamental não olharmos paras as circunstâncias; mas sim para quem nos convoca para a conquista. JESUS (Hb. 12:2) “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,(...) o qual está assentado à destra(lado) do trono de Deus.”
b)- Quanto as condições apresentadas (nº de soldados) - 7:2,3,7,12
Guarde isto no seu coração e espírito: (fale para o seu vizinho) “VOCÊ SOZINHO E DEUS = MAIORIA ABSOLUTA”.
Tudo depende da perspectiva como você olha, para o desafio. “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se você olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado! Seu enfoque determinará seus sentimentos.” (Ex. Davi olhou para o Senhor e venceu Golias, que o exército de Israel temia)
II - VITÓRIA PELA CONFIANÇA
a)- Quanto às armas -7:16 “Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro”.
b)-Quanto à estratégia(estratégia de Deus)v.17-22 “17 E disse: —Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. 18 Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão! 19 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. 20 Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!” 21 E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando. 22
Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do
acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate”.
(Ler II Cr.20:1-24=(20-25) 14 De repente, o Espírito de Deus desceu sobre um levita que estava ali no meio do povo. Chamava-se Jaaziel... 15 Jaaziel disse: —Povo de Judá, moradores de Jerusalém e rei Josafá, prestem atenção! Escutem isto que o SENHOR Deus diz: “Não se assustem, não fiquem com medo destemido enorme exército, pois a batalha não é contra vocês, mas contra mim. 16 Amanhã vocês os atacarão quando eles vierem pela subida de Zis. Vocês se encontrarão com eles no fim do vale que dá para o deserto de Jeruel. 17 Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como
SENHOR Deus salvará vocês.Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês.” 18-Então o rei Josafá se ajoelhou e encostou o rosto no chão; e todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém também se ajoelharam na presença de Deus, o SENHOR, e o adoraram. 19 Aí os levitas que eram descendentes de Coate e de Cora começaram a louvar o SENHOR, o Deus de Israel, em voz bem alta. 20Na manhã seguinte, todos se levantaram cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá ficou de pé e disse: —Povo de
Judá e moradores de Jerusalém, escutem! Confiem no SENHOR, seu Deus, e estarão seguros; confiem nos profetas dele, e tudo o que vocês fizerem dará certo. 21 Depois de consultar o povo, Josafá ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército, louvando a Deus e cantando assim: “Louvem a Deus, o SENHOR, porque o seu amor dura para sempre.” 22 Logo que começaram a cantar, o SENHOR Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas, e eles foram derrotados. 23Os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os destruíram completamente; depois os amonitas lutaram contra os moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo.24Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão coberto de mortos; ninguém tinha escapado com vida”.
Para que você seja um conquistador, é necessário que você deixe o comportamento de murmuração, marche e receba a palavra que o Senhor está lhe dando, como foi a Gideão: “O Senhor é contigo homem valente!” – “vai nessa tua força!” – “Eu ei de ser contigo!”.
Como esta história parece como a sua. Enquanto Deus está querendo trazer a vitória para sua vida, você fica murmurando com relação a tudo de ruim que está acontecendo à sua volta, com as condições que você tem, sem olhar para quem Lhe chama para a batalha.
Ex. Imaginemos se um grande empresário de nossa cidade viesse aqui e declarasse para nós que nós deveríamos começar a obra, pois ele bancaria todas as despesas. O que você acha que deveríamos fazer?
Deus tem nesta palavra nos chamado para a conquista, e nós devemos avançar, pois Ele somente agirá quando O obedecermos, nos fortalecendo, e nos concedendo a vitória.
Em qual das duas propostas nós devemos confiar mais? No Senhor ou no empresário?
c)- Quanto ao poder do inimgo (6:5) 5 “Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra,”
Deus em todos os desafios que levou o povo enfrentar não perdeu nenhum homem, isto porque o Senhor Deus é quem faz a obra; Ele espera que nós simplesmente obedeçamos e confiemos n’Ele.
O Senhor quer simplesmente saber se você está disposto a confiar n’Ele e atravessar o mar vermelho , o rio Jordão; vencer as grandes muralhas de Jericó da vida, os grandes e inumeráveis inimigos etc. Ele quer saber se com as armas que Ele lhe oferece você aceita o desafio.
Meu irmão quando Deus o vê; o vê como um vitorioso! Pare de olhar para os desafios que Deus está lhe mostrando com a perspectiva humana, olhe com os olhos do Senhor.
. “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se você olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado! Seu enfoque determinará seus sentimentos.”
O toque para chamar o povo para a batalha/conquista (6:33-34) Então todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel. E o Espírito do SENHOR dominou Gideão. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele.
Perguntas para edificação do Encontro da célula
1- De acordo com a mensagem de domingo o Gideão fez para alcançar vitória sobre o inimigo em tempos difíceis?
2- Compartilhe a atitude de Gideão diante dos desafios e as condições apresentadas por Deus para ele vencer seus inimigos?
3- Você está passando por algum tempo de crise e dificuldade? Compartilhe conosco.
4- Diante do que você ouviu na mensagem qual a lição que você aprendeu para vencer seu tempo de crise ou dificuldades?
5- O que você vai fazer esta semana para vencer este tempo de dificuldades?
Com carinho e na unção de conquista