terça-feira, 29 de março de 2016

VERIFIQUE SUAS BAGAGENS (pascoa) / Mensagem do dia 27/03/16

TEMA: VERIFIQUE SUAS BAGAGENS (pascoa)

TEXTO: EXODO12:7-12

Introdução:
O povo de Israel estava a mais de quatrocentos anos como escravo no Egito, e Deus resolve intervir e libertar a descendência de Abraão seu amigo daquele julgo tão duro e pesado, aparece em cena o cordeiro Pascoal.  Deus resolve instituir a pascoa.
O que é a páscoa ?
Deus liberaria sobre aquela nação do Egito a maior e mais dura praga, a morte de todos os primogênito, pois um anjo destruidor viria visitar as casas de matar de cada casa o primogênito, mas aos filhos de Israel deveriam sacrificar um cordeiro e passar o sangue nos umbrais das portas, então o destruidor não entraria naquelas casas que vesse o sangue do cordeiro.
Por isso a palavra pascoa que quer dizer no original (PESSACH)  passar por cima, pois o anjo destruidor estava proibido de entrar naquela casa aonde havia o sangue do cordeiro.
Mas pense em Israel naquela noite antes pois Deus havia dito que deveriam comer o cordeiro cingido, com sapato nos pés e com  o cajado na mão pois a qualquer momento deveriam sair do Egito(lugar de escravidão)
Deus quer que o sangue do cordeiro esteja sobre nossas vidas de maneira que o mal jamais entrará em nossas casas, famílias e negócios.
Imagine se fosse você no Egito e a qualquer momento deveria sair, o que você deveria levar para a sua viagem rumo a terra prometida?
O que Israel deveria levar em sua bagagem?

1-DEVERIAM ESTAR CINGIDOS OS LOMBOS
Aqui fala de estar preparado para uma possível batalha, estar vestido da couraça da justiça.
Efesios6:13 Falo sobre isso, devemos nos vestir da armadura de Deus para que possamos vencer o dia mal, e depois de haver vencido estar firmes.
O que é o dia mal? Você já teve um dia mal? Como foi?
Nunca sabemos ao certo quando seremos acometidos pelo dia mal, e o dia mal não indica necessariamente que dure um dia, uma noite ou meses, ou ano... o fato é que devemos estar prontos para que quando ele vier estejamos prontos para vencer em nome de Jesus.
Rm 8:37 Mas entre todas essas coisa somos mais que vencedores por aquele que nos amou.


2- SAPADOS NOS PÉS
Parece óbvio à nós que se você esta para sair de viagem naturalmente estejamos calçados, mas não a Israel pois aquele povo estava acostumado a estar descalços e pisar o barro para construir casas e fortaleza para seu senhores.
O fato é que quando Deus disse: calce sapados estava dizendo: nunca mais vocês serão escravos, seus pés não pisaram mais na lama do pecado, da escravidão, para construir fortalezas para te aprisionarem.
Sapatos nos pés fala de estar preparado para levar o evangelho da paz EF6:15

3-CAJADO
Cajado fala de autoridade espiritual, Moisés deveria usar o cajado para abrir mar, existem mares em sua vida a ser aberto? Você precisa de algum milagre?
Use seu cajado, sua autoridade no nome de Jesus, e diga mar se abra pois eu preciso passar.
Cajado fala também de consolo e proteção do pai Sl23:4 a tua vara e o teu cajado me consolam.

4- A PROMESSA ( OS OSSOS DE JOSÉ)
EXODO 13:19 Tomou Moisés os ossos de José portanto havia ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazer pois subir os meus ossos convosco.
Eles deveriam saber levando os ossos de Jose que estavam vivendo uma promessa de Deus, e o mais eles deveriam saber que Deus havia usado Jose para salvar todas as nações, as vezes precisamos lembrar de algo que Deus nos fez no passado.
Quero trazer a memoria o que pode me dar esperança LM3:21
Qual foi o milagre que Deus já fez por você no passado? Quais as promessas que Deus te deu? Não se esqueça de um testemunho no passado, lembre-se sempre disso carregue sempre em seu coração as promessas do pai em sua vida.

5-FAMILIA E PROPERIDADE.
O Faraó representa a figura de satanás, e ele tentou negociar com Moisés dizendo: vão mas deixe seus filhos como escravo. Moisés recusou e disse: todos, iremos.
Não abra mão de sua família, nem filhos, nem esposas ou quem quer que seja, existe promessa para salvação e restauração de sua família Atos16:31 Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa.
“Não existe sucesso nenhum que justifique a perda de sua família.” (Josué Gonsalves)
Depois Faraó quis segurar os bens do povo, o diabo muitas vezes nos tenta de vivermos uma vida de miséria, não aceite isso, Deus quer te salvar e te abençoar em todas as áreas de sua vida.

COISAS QUE VOCE NUNCA DEVE TER EM SUA BAGAGEM
Infelizmente eles levaram coisas em suas bagagens que não era para levarem.

1-Eles levaram a DOR com sigo na bagagem, infelizmente carregamos dores no passado, dores de traição, rejeição, e frustrações.
Estas coisas nos fazem sofrer sempre antecipadamente por causa dessas feridas no passado, deixe essas dores no altar de Deus e permita Jesus tirar de você tudo isso.

2-O MEDO dos Egípcios
A bíblia conta que quando avistaram o exercito de Faraó temeram e começaram a sofrer por antecipado.
Alguns medos nos travam, se fomos escravo de algo que nos trouxe dor, sempre recuamos diante de novos desafios.
Quais são os seus maiores medos? Se você for analisar seus medos verão que muitas vezes esse medo não faz mais sentido.
Como aquele elefante enorme preso por uma corrente pequena, mas ele se sente incapaz de sair, porque quando era pequeno aquelas correntes eram grandes e fortes que toda vezes que tentava sair, aquelas correntes machucavam a sua pata, mas agora adulto romperia com facilidade, mas o medo o impede.  

3- LEVARAM O ENDEREÇO DO EGITO
Existem lugares que Deus não quer que o volte para lá, esqueça alguns endereços, apague algumas agendas de seu celular, olhe pra frente.
Deus quis que eles passassem o mar e em seguida o mar se fechasse para que eles tivessem em mente que atrás deles o mar estava fechado, nunca mais torne lá.
Feche portas no passado, exploda pontes atrás. Olhe para frente
FP3:13 Quanto a mim não julgo que haja alcançado, mas uma coisa faço esquecendo-me das coisas que ficam para trás, prossigo par alvo.

4- LEVARAM OS TIJOLOS DO EGITO.
Estavam acostumados a ser escravos, sua função era fazer tijolos como escravos,
Esqueça costumes do passado, mude seus hábitos, aprenda a fazer coisas novas para a gloria de Deus

5- A IDENTIDADE DE ESCRAVO
A pior coisa que nunca deveriam ter levado consigo era a identidade de escravo, quando se depararam com os primeiros obstáculos a identidade de escravos e inferiores predominou, diante dos cananeus disseram: não passamos de gafanhotos perto deles.
Deus quer te dar uma nova identidade, de livre, de filho do Deus todo poderoso.

Conclusão:
Deixe todo peso, todo embaraço, tudo aquilo que te impede de ver a gloria de Deus, pare se carregar esses pesos.  Olhe para o seu alvo. HB12:1 COLSS3;1
Deus quer te dar uma nova identidade, quer tirar o peso da dor, do pecado e de tudo que te impede de caminhar com Cristo MT11:28

Deus te abençoe
Weverton Bastos

PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO
1-    Com o que o povo deveria se preparar para sair do Egito? O que cada um destes objetos significava?
2-    O que o povo de Israel levou do Egito que não deveria levar?
3-    Você vive ou já viveu com medo de deixar alguma coisa para traz mesmo sabendo que isso lhe traria uma nova vida? Compartilhe.
4-    O que hoje em sua nova vida é influenciada pela velha vida (Egito)?

5-    Quais são as pontes que você precisa queimar em sua vida para viver segundo os planos de Deus?

segunda-feira, 14 de março de 2016

DEIXANDO AS SOMBRAS DO DESÂNIMO PARA ROMPER / Mensagem do dia 13/03/16

 TEMA: DEIXANDO AS SOMBRAS DO DESÂNIMO PARA ROMPER
EM CONQUISTAS SOBRENATURAIS!
TEXTO: I Reis 19.1-8


No ano do DESATAR DE DEUS, o Senhor restaurará também o vigor e a alegria da nossa chamada e sonhos.
Muitos homens e mulheres de Deus, que já foram tremendamente usados pelo Senhor, entraram na rota do desânimo de Elias. Nem todos tiveram a mesma causa de Elias, mas, independente da causa, estão vivenciando as mesmas consequências: desânimo.
Mas nesse ano o Senhor restaurará a alegria e o vigor em nossas vidas e, por certo, seremos restituídos no nosso chamado de uma forma incrivelmente maravilhosa.


O DESÂNIMO E O ENCORAJAMENTO
Desânimo é uma das armas mais eficaz e sutil de Satanás contra a Igreja de Jesus. O inimigo é ardiloso e sabe infiltrar suas setas inflamadas do desânimo na vida dos servos de Deus, levando-os muitas vezes à desistência e paralisação do próprio crescimento espiritual e ministerial. É como se um espírito de depressão oprimisse a pessoa, levando-a a entrar nos laços de morte como um todo (morte dos sonhos, projetos, etc)
No entanto, nosso Deus também tem Seus recursos para operar em nós e nos livrar das garras do desânimo. O encorajamento é uma das armas mais eficazes de Deus para vencermos o desânimo e a desistência. Deus é o maior encorajador de toda a história da humanidade. No que depender dEle, nenhum servo de Deus fica envolto pelas sombras do desânimo.
Quando chama os seus servos para vitória, ele dá um comando. Assim foi com Josué 1:6-9 (seja forte e corajoso 3 vezes; medite nas minhas promesas, sou eu quem está enviando; Gideão Jz. 6-7 - 6:12 "O Senhor está contigo"; v.16 "Eu estarei com você"; e vários outros como Abraão, Moisés, Paulo, etc).
Há na Bíblia vários exemplos de servos de Deus que desanimaram, ao ponto de desistirem e, até, pedirem a morte para si próprios, mas que Deus operou e foram tremendamente encorajados, libertando-se das garras do desânimo. Elias foi um desses desanimados que foi tocado pelo poder encorajador de Deus.


SITUAÇÕES LIGADAS AO DESÂNIMO NA VIDA DOS SERVOS DE DEUS:
A exemplo do que se vê na história de Elias, podemos verificar algumas situações que estão, de alguma forma, ligadas ao desânimo.


1- AS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS (v.2)
Elias foi tremendamente usado por Deus na questão do monte Carmelo, mas as circunstâncias adversas à sua volta o desanimaram.
Todos certamente o respeitaram por causa de suas ações proféticas poderosas ali, mas, por causa de um bilhete demoníaco de Jezabel ele foi atingido negativamente.
Ao ler o bilhete, Elias perdeu a visão da promessa e a capacidade de sonhar, e negligenciou a sua autoridade. Ele ficou paralisado, ao ponto de esquecer-se que Deus sempre é maior que Jezabel.
Cuidado com as pressões e decretos malignos contra você – não os receba, nem os deixe prosperar em sua vida. Lembre-se que nosso Deus sempre será maior e mais poderoso do que qualquer circunstâncias adversas!


2- MEDO DO INIMIGO (v.3)
O medo é um gerador de desânimo, porque neutraliza a fé e rouba a esperança. Ele mostra uma falta de firmeza quanto à obra que Jesus realizou em nossas vidas e quanto à nossa identidade. (Tudo que Jesus conquistou na cruz é direito nosso - vitória sobre a morte e pecado, autoridade sobre principados e potestades, Fil. 2:9-11)
Elias teve medo de Jezabel e do seu recado para ele. Por causa da ameaça, Elias não conseguia se avaliar, nem avaliar o que Deus acabara de fazer por seu intermédio. Bastava uma palavra de ordem de Elias e tudo se resolveria!
O pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, mas o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.


3- COMPARAÇÃO COM OS OUTROS (v. 4) (giesta = pequena árvore frondosa)
Elias estava se medindo pelos outros -baixa-autoestima (seus pais). Quem foi que disse que ele tinha que ser melhor do que seus pais? Você não precisa ser melhor do que ninguém - precisa simplesmente ser alguém nas potentes mãos de Deus e aí você será excelente! Você é único diante de Deus!
O inimigo quer adulterar sua identidade comparando você com outros, levando você a ter uma visão de si mesmo distorcida de baixo auto-estima.
Seu modelo sempre deverá ser Cristo. Mais do que ser bom, você deve ser santo! Veja-se como Deus vê você e seja o que Deus disse que você é; e contemple o que Ele já fez e está fazendo em você!
Viver com excelência é viver a sua nova e única identidade.
Você não é mais um miserável e perdido: você é filho(a) do Deus altíssimo, do Rei dos reis. Isso é vencer o desânimo e viver com excelência!


4- CANSAÇO, ESTRESSE (v.5):
A sobrecarga e o estresse são fatores desanimadores. Muitos, como Elias, além do desgaste físico e emocional, experimentaram também sobrecarga quanto a atividade espiritual. Precisamos discernir as muitas e variadas frentes de batalha para agirmos estrategicamente corretos, entrando em guerras e ações que nos são pertinentes. Entenda que mesmo sendo servo de Deus, usado poderosamente por Deus, você continua um ser humano, que tem limitações e fraquezas, logo pode se cansar e até lutar erradamente.


5- SOLIDÃO (v.10):
Elias estava se sentido solitário. Isolar-se doentiamente ou ser rechaçado por alguém, via de regra, leva ao desânimo. O isolamento é uma das principais causas de desânimo. Manter-se isolado é um risco grave. Agir isolado, sem
trabalho em equipe, pode ser fatal. Por achar-se só, Elias, um líder de excelência, pediu a morte! PV. 15:22 - na multidão de conselhos há sabedoria... A biblia declara não por acaso, que a igreja é uma corpo (Ef.4:15-16 - a comunhão, unidade gera crescimento)


6- FRUSTRAÇÃO (v.10):
Há um tom de frustração e fracasso no verso 10.
A sensação de impotência e não realização podem levar-nos ao fracasso. Isso pode acontecer quando nos submetemos, sem a dependência de Deus, a metas e projetos muito maiores que a nossa capacidade de resolução. Também quando subestimamos o poder do inimigo, achando que ele se dará por vencido facilmente.
Elias não esperava pela reação de Jezabel, talvez porque o êxito da batalha no Carmelo o tenha levado a subestimar o poder e as intenções malignas dela.
Você recebeu a flecha do desânimo e paralisou o caminho e as conquistas em sua vida e ministério?
Por causa das circunstâncias desanimadoras que invadiram sua vida, você desanimou?
Você está frustrado porque certos projetos não decolaram?
Por causa das tribulações na família, na saúde, nos negócios e no ministério você não está vendo condições de progredir, prosperar?
Você tem dado mais ouvidos aos bilhetes (mentiras) de Jezabel do que à Palavra de Deus?
Você está vendo mais a operação do engano do que a obra de Deus em sua vida? Em que áreas você precisa ser encorajado?
O Senhor hoje quer levantar você e encorajá-lo a prosseguir e perseverar. (Jr. 29:11 - “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar danos, planos de dar-lhe esperança e um futuro”.
Reposicione-se em Cristo, firme-se sua identidade nEle e decida ser o que Ele diz que você é, depois da obra que Ele mesmo realizou na cruz do Calvário em seu favor – você é filho(a) do Deus Altíssimo!
Deus encorajou Elias com pão e água, ou seja: com Sua Palavra e com Seu Espirito. Coma a Palavra e beba do Espírito e levante-se para um novo tempo em sua vida!
Hoje é o tempo de Deus começar Desatar sua vida, para isso é necessário Fé, olhando para as promessas de Deus independente das circunstâncias que estão ao seu redor. Deus disse a Josué e Gideão "Estou contigo" e hoje diz a você "Em Cristo você é mais do que vencedor".
Pare de olhar para as circunstâncias e olhe para o autor da vida, que diz: AGINDO EU, QUEM IMPEDIRÁ - Is. 43:13.
Extraído e Adaptado Ap. Aurélio de Jesus





PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO CELULAR:
1- Você está desanimado(a)? Há quanto tempo?
2- Você já identificou se há relação com alguma das 6 situações ligadas ao desânimo descritas na pastoral?
3- Como está sua vida em relação à sua comunhão com Deus? Você “come” a Palavra de Deus e “bebe” do Espírito de Deus sistematicamente?
4- Você participa de uma célula semanal, onde você possa encorajar e ser encorajado?
5- O que você efetivamente fará, a partir de agora, quanto a receber encorajamento e encorajar outros quando necessário?

terça-feira, 8 de março de 2016

A JUSTIÇA QUE VEM PELA FÉ / Mensagem do dia 06/03/16

Tema: A JUSTIÇA QUE VEM PELA FÉ 
Texto: Rm1:16-17 

INTRODUÇÃO 
Ilustração: O soldado que não merecia perdão 
Dentre as muitas histórias que se conhece a respeito de Napoleão, existe uma que é realmente impressionante. Um jovem oficial do exército imperial tinha sido condenado à morte. A mãe do soldado, derramando lágrimas aos pés do imperador, suplicou o perdão para o filho. Napoleão de pronto recusou alegando tratar-se de um reincidente, razão pela qual a justiça exigia a morte do réu. 
 
Desesperada, a mãe, argumentando, disse-lhe: Eu não peço justiça para o meu filho, majestade. Eu peço misericórdia, senhor, misericórdia!  
 
Replicou o monarca:  
_  Ele não merece misericórdia. Ela, porém insistiu dizendo:  
_  Eu sei, senhor. Se ele a merecesse, não seria misericórdia, seria justiça. Tocando-lhe, porém o coração essa verdade, Napoleão respondeu: 
_  Eu farei misericórdia. 
 
"Se observares, Senhor, a iniqüidade, quem subsistirá?  
 
Contigo, porém, está o perdão, para que te temam... espere Israel no Senhor, pois no Senhor há misericórdia; e nele, há copiosa redenção”. (Sl 130.3, 4, 7) 
 A obra de Cristo, consumada na cruz, satisfez plenamente a justiça de Deus. Ora, todo aquele que aceitá-la terá misericórdia e perdão. 

  1. DEUS ME AMA – Jo.3:16 
Deus é apaixonado por você, pois o seu amor é completo e ilimitado. Ele te ama não pelo que você faz por ele, mas por que Ele é amor e nos amou primeiro – I Jo.4:19. O que Deus mais deseja é revelar a você o seu amor e ser amado por você. (Sl.100:5 e I Jo.3:16) 

  1. EU PEQUEI – Rm3:23 
Pecado é quando eu decido ignorar Deus em minha vida. É como um filho que foi gerado, cresceu e sempre ignorou o seu pai em suas escolhas, quando assim vivemos quebramos suas leis e vivemos fazendo as coisas do seu jeito. 
O pecado destrói relacionamentos com a família, amigos e Deus. Assim, o pecado segundo a Biblia gera morte – Is. 59:2 e Rm.6:23. 


  1. JESUS MORREU POR MIM – Rm.6:23b 
Jo.3:16 nos revela que o amor de Deus é  insondável a ponto Dele se sacrificar por mim e por você. O pecado gera a morte, mas a fé em Cristo Jesus gera vida “... quem nele crer tem a vida eterna.” Assim a Morte de Jesus trouxe vida para sua vida – I Jo.4:9-10. 



  1. EU PRECISO DECIDIR VIVER PARA DEUS – Rm1:16-17 
Deus demonstrou para você o quanto é importante para Ele. Agora é você quem decide o que vai fazer. Ele lhe oferece vida plena por toda eternidade. O que você precisa fazer é reconhecer que pecou, se arrepender (I Jo.1:9) e decidir viver para Ele (Dt.30:19 –  

CONCLUSÃO 
Viver uma vida com Deus plena e eternamente é resultado da fé. 
A justiça para salvação é a fé. Isto está acessível a todos. Negros, brancos, amarelos e outros. Pobres, ricos, analfabetos e cultos. 
Portanto, a Vida Abundante que o Senhor nos concede está acessível a você. 
- Deus o ama 
- Você pecou – desobedeceu 
- Ele pagou o preço pela sua vida 
- Só você pode decidir viver a vida eterna com Ele. 

PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DA CÉLULA 
1- Leia o texto de Romanos 1:16-17 e pergunta: Qual a mensagem que Deus trouxe para sua vida neste texto?  
2- O que você precisa conhecer para desfrutar da Justiça de Deus que vem pela fé?  
R: 4 pontos 
3- Por que a  é o instrumento de Justiça que Deus usa para conceder a salvação?  
4- Você tem certeza da sua salvação? Se você chegasse hoje diante de Deus e Ele lhe perguntasse: Porque Eu deveria deixar você entrar no meu céu,  o que você responderia?