TEMA: NO ANO DO SOBRENATURAL, DEUS DESATARÁ A MINHA VIDA!
TEXTO: (Jz 6.1-24)4
TEXTO: (Jz 6.1-24)4
POR: Ap. Aurélio de Jesus (Adaptado Pr. Fábio Duarte)
Porque fez o que era mau perante o Senhor, a nação de Israel ficou sob a opressão midianita por 7 anos. Os midianitas os oprimiam, gerando medo, insegurança e desistência.
Aqueles opressores destruíam tudo o que os israelitas produziam, deixando-os sem provisão e recursos para sobreviver. A opressão trouxe a escassez, a crise, a vergonha e a dor.
Em relação à opressão, vemos pelo menos em 3 aspectos importantes observando o que ocorria na nação de Israel naquele tempo:
1- O pecado da nação abre a porta para os opressores agirem no povo (v. 1-De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.). Tais opressores levam para o povo toda sorte de escravidão, medo, debilidade, terror, insegurança, desistência.
2- A opressão traz para o homem uma imagem baixa auto-estima de si mesmo. (v.14,15 - 14. O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”15. “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”)
Um dos grandes propósitos do opressor com a opressão é mostrar, intensificar e exacerbar a fraqueza do ser humano, promovendo, assim, o ciclo da imagem baixa de si mesmo. Via de regra a opressão e a baixa autoestima andam de mãos dadas na vida de pessoas oprimidas, empurrando-as para a escuridão das covas e cavernas do medo e da solidão (v. 2).
3- A opressão traz surdez espiritual. (v.7-10 - 7. Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã,8. ele lhes enviou um profeta, que disse: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão.9. Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.10. E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos’”.
O povo clamava a Deus, mas não ouvia a Deus. A opressão tem o poder de levar a pessoa a uma mudança de foco, fazendo-a a concentrar-se nas vozes do opressor e de sua própria carne (vontade). Nos momentos em que o inimigo intenta oprimir, é preciso priorizar ouvir a voz de Deus, que nos traz a mensagem da nossa vitória.
QUEM DEUS QUER USAR? Deus Usa quem Ele quer?
Deus nunca se impressiona com o inimigo, nem com suas artimanhas. Tão pouco se limita pelo número de libertadores disponíveis. Na mente do Senhor está a solução e nas Suas mãos todo o poder necessário para operar.
Quando o Senhor resolve agir Ele não precisa de uma nação inteira! Ele pode agir através de poucos; até mesmo por meio de uma só pessoa! (Davi e Golias) O Senhor lança mão da minoria e abençoa a maioria! Aleluia.
Talvez você se ache a pessoa menos capaz, a mais tímida, a mais covarde. Ainda assim Ele quer usar você, para manifestar a Sua glória! O Senhor sabe quem você é e como você está, mas Ele quer colocar Suas mãos em sua vida, para desatar e transformar você numa pessoa valente e conquistadora para qual você foi criado (a). Creia no poder de Deus, tome posse de uma vida desatada em Cristo e decrete que hoje se encerra o tempo da opressão e derrota na sua vida e que se levanta mais um libertador na face da Terra.
HÁ TRÊS ÁRES EM SUA VIDA QUE DEUS QUER DESATAR.
Para o Senhor fazer de você um libertador de vidas e territórios, à semelhança de Gideão, primeiro o Senhor precisa libertar você em pelo menos 3 áreas de sua vida:
1) O SENHOR QUER DESATAR A SUA MENTALIDADE de derrotado (v. 11-13).
11. Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezritaJoás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. 12. Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. 13. “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.
As experiências externas podem afetar nossos pensamentos e conceitos, inclusive sobre Deus e nós mesmos.
Gideão tinha um pensamento errado de si mesmo, porque a sua mente estava afetada pelas imagens de opressão que ele estava vivendo. Por causa daquelas imagens, sua mente carregou-se de pensamentos terríveis e paralisadores.
Muitos estão assim. Por causa das imagens de morte e destruição à sua volta (família, finanças, sonhos, profissão etc) têm um pensamento errado de si mesmos.
Deus quer mudar seu conceito pessoal, seu pensamento pequeno e limitador. Quer mudar a imagem pessoal negativa que você tem.
Nossa mente é carregada pelos nossos pensamentos e isto afeta o nosso discurso, ações, atitudes e esperança.
O Deus Todo-Poderoso quer nos confrontar com nossos pensamentos limitadores. É por isso que o Senhor chega até você e diz: “v.12 - O Senhor é contigo homem (mulher) valente!”
Ele quer que você pense como Ele pensa. Para Ele você é valente! Aleluia! Aos olhos do Senhor Seus escolhidos não estão sós, são fortes e vitoriosos, não estão em crise, estão em Cristo.
Enquanto você se imaginar um derrotado, fracassado, jamais será um valente conquistador. Ouse sonhar os sonhos e projetos de Deus a seu respeito. Jr. 29:11
2) O SENHOR QUER DESATAR O SEU POTENCIAL (v.14).
“O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”
Tão grande era a opressão, que Gideão sentia-se impotente, fraco, incapaz. Gideão estava limitado pelos seus pensamentos e acorrentado pelas suas palavras.
Muitos estão assim, achando-se incapazes, mesmo na presença do Senhor. Não têm uma imagem de Deus tão clara, quanto têm da opressão que estão vivendo! O apóstolo Paulo se via como Deus o via “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fil.4:13)
A verdade é que,o Senhor que chama, também capacita para enviar! Ele é a sua força! Por isso nEle você pode todas as coisas! Por essa razão, hoje Ele vai a você e diz: “Vai nessa tua força e livra tua casa, tuas células, tuas finanças, tua saúde, teus sonhos da mão dos opressores, porque sou Eu que estou te enviando!”
O Senhor é a sua força, por isso você pode tudo, pois é o Senhor quem te fortalece (Fp 4.13). Não é no seu braço, mas no braço de poder e justiça de Deus! Se você realmente está em Cristo, nasceu de novo, o Grande Vencedor e Senhor de todas as coisas está dentro de você: seu potencial simplesmente é tremendamente ilimitado; deixe Ele fluir através de você!(Rm.8:37 – em Cristo sou mais que vencedor)
3) O SENHOR QUER DESATAR A SUA IDENTIDADE (v.15-16).
15. “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”
16. “Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.
A opressão faz as pessoas olharem para suas limitações, seu passado, sua condição social, financeira e intelectual e duvidarem de quem são em Cristo. Há momentos em que a opressão trará dúvidas quanto à identidade da pessoa. Muitos cristãos até duvidam da sua identidade em Cristo!
Sou realmente nova criatura? Fui regenerado pelo Senhor? Sou realmente filho(a) de Deus? Tenho herança em Canaã? Sou vencedor? O Senhor não diz que haverá
vitória por causa do seu passado ou família. Ele diz: “-v.16 - Já que Eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem!” Quando estamos com Ele, valemos por milhares e a vitória é certa.
- Filho, herdeiro de Deus em Cristo.
- Revestido de poder e autoridade sobre principados e potestades (Ef.1:13)
- Em Cristo somos mais do que vencedores.
- Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Você é geração de Deus nessa Terra e, em Cristo, fomos restaurados à Sua imagem, conforme a Sua semelhança; fomos restituídos na função original degovernantes na Terra e não de escravos. Na cruz do Calvário o Senhor venceu a morte, o pecado, a carne e o diabo, logo, a identidade de escravo foi destronada de nossas vidas e a de filhos de Deus foi restaurada (Jo.1:12).
Os filhos do Rei dos reis não têm a identidade de escravos, mas a de príncipes, de guerreiros e conquistadores, livres e nobres na Terra. Não aceite mais as mentiras do diabo em sua vida e assuma a identidade de nobre em Cristo, por Quem você se tornou herdeiro de todas as promessas de Deus.
CONCLUSÃO
Depois de desatados na mentalidade, você terá compreensão de seu potencial e identidade, somos visitados pela firmeza e pela segurança. A opressão do inimigo se vai, juntamente com o medo, a derrota e a morte. A paz do Senhor invade nosso coração e somos revestidos da coragem necessária para guerrear e conquistar nossas promessas.
Levante-se para resgatar a sua herança das mãos dos opressores, sem medos, complexos ou dúvidas, em nome de Jesus!
No amor do Senhor da providência sobrenatural.
PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DAS CÉLULAS
DE ADULTOS, JOVENS E ADOLESCENTES
1. Você tem passado por alguma opressão (dificuldade, lutas, etc) na sua vida? Compartilhe se sentir a vontade.
2. Qual a lição que Deus trouxe a sua vida na mensagem de domingo?
3. Qual ponto da mensagem que mais te chamou a atenção?
4. De acordo com a mensagem, qual deve ser sua postura diante das situações difíceis?
5. O que está faltando em você para ser um libertador(a) em sua vida e família?
PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DAS CÉLULAS DE CRIANÇAS
1. O que Deus mandou Filipe fazer e como era o lugar por onde ele deveria passar?
R: Ir para Jerusalém. O Lugar era um deserto.
2. Qual foi a experiência que ele teve no deserto?
R: Encontrou com o tesoureiro etíope.
3. Qual era o grande desejo do tesoureiro etíope?
R: Conhecer Jesus.
4. Filipe falou de Jesus para o tesoureiro. Qual foi o seu pedido a Filipe quando encontrou um veio de água?
R: Que ele fosse batizado.
5. Recite o versículo bíblico de Atos 16:31.
R: E responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário