terça-feira, 11 de agosto de 2015

BASES EMOCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA VIDA SAUDÁVEL. Mensagem 9/8/15

TEMA: BASES EMOCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA VIDA SAUDÁVEL. 


  1. IDENTIDADE 
É aquilo que somos independentemente do papel que estamos ocupando. É a noção que temos de nós mesmo.  
A nossa identidade é composta das seguintes áreas: 
  1.  Identidade Moral, é a noção que você tem de si mesmo, de ser uma pessoa bia ou má. 
  1. Identidade Sexual, quando uma mulher embora tenha com aparência e órgãos sexuais femininos, não se sente feminina. Sua identidade sexual não está resolvida. Há muitos homens, não se sentem masculino, pois sua identidade sexual está afeminada, mas ele não se sente exatamente uma mulher, sua identidade sexual está confusa. 
  1.  Identidade Financeira, é a nossa noção de ser rico ou pobre. Há muitas pessoas que tem dinheiro, mas se sentem pobres e muitas não tem dinheiro e se sentem ricas. 
  1.  Identidade Espiritual, é a certeza de que foi formado à partir de Deus que vem a convicção emocional de que você é filho de Deus. E sendo filho, tem todos os privilégios e características de ser filho. 

  1. AMOR FUNDAMENTAL 
É a certeza absoluta que a pessoa tem um pai apaixonado por ela, mesmo sem ele ter razão/motivo para isso.  
Ela acredita que ela a ama mesmo sem ter feito nada para ser amada e sabe que se ela virar o mundo de cabeça para baixo ou se tornar a pessoa mais odiosa do planeta, pelo menos seu pai continuará apaixonada por ela. 
Há pessoas que o único amor que conhecem é o ‘amor’ comprado, que só acontece quando conquista ou paga. 

  1. SEGURANÇA BÁSICA 
Sensação de que estou seguro não em mim mesmo, mas em alguém superior para suprir todas as minhas necessidades e me proteger de todo mal.  
Ela não tem que se preocupar se uma coisa é segura ou não, se vai ter comida ou não, porque o pai cuida dela. Quando esta base está firmada lidamos com os desafios e os problemas debaixo de uma sensação de que vai dar tudo certo, pois sabemos que o pai vai está lá para nos socorrer caso haja necessidade. 
Não consegue confiar em ninguém a não ser em si mesmo. Está o tempo todo desconfiado da vida e do mundo, acreditando que tudo sempre vai dar errado para ela, mesmo quando todos ao seu redor conseguem conquistar. O nosso pai celestial tem desejo de fincar a sua segurança básica nele e vai lhe mostrar que ele é Pai que o carrega no colo e que lhe faz sentir seguro mesmo no meio da tempestade. 

  1. DISCIPLINA 
É a capacidade de se perseguir ideais sem desistir, de romper próprios limites sem desrespeitá-los. Por causa disso, consegue se manter firme na hora da pressão e seguir em frente. 
Se não tem disciplina, não consegue persistir e sempre desiste; se todas as vezes que olha para cara de dor começa a chorar e foge porque não é capaz de enfrentá-la e ficar firme até o fim da corrida. Se está sempre começando e parando, começando e parando, porque a sua capacidade de se disciplinar e de estar firme não funciona: Deus também é Pai para disciplinar. A promessa dele é pegar em sua mão como um pai pega na mão do filho e de criar situações que obriguem a vencer os seus limites. Não sozinho, porque ele vai estar com você. 

Extraido e Adaptado: Pr. Fábio Duarte 

PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DA CÉLULA 
ADULTO, JOVENS E ADOLESCENTES. 

  1. Quais são as 4 bases para o desenvolvimento de uma vida saudável e o que cada uma representa? 
  1. Olhando para sua infância, você percebe que estas bases estavam presentes no seu relacionamento com seu pai. 
  1. O que você identifica em sua vida, que acha que não está funcionando bem? 
  1. Observando a mensagem de domingo você consegue identificar algumas coisas em sua vida que podem não está funcionando como devia?  

Biografia: Revendo as Bases – Jucimar Ramos – Ed. Balsamo de Gileade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário