segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Uma ordem a ser cumprida / Mensagem do dia 28/02/16

Mensagem
Jeremias 18:1-6

Tema :  Uma ordem a ser cumprida

Introdução:

 Queridos amados  irmãos a primeira coisa que podemos observar aqui  neste texto é a ordem de Deus ao seu profeta. Deus ordena que Jeremias vá até a casa do oleiro e fique observando e esperando  o que Deus iria lhe falar. fico imaginado eu a cabeça de jeremias naquele momento. O que jeremias entendia sobre olaria?O que ele entendia sobre vaso de barro?Mas ele tinha uma certeza Deus queria fala com ele.Essa noite vamos compartilhar um pouco daquilo que Deus quer nos falar.
1:Deus manda Jeremias levantar e descer VERS:1
 Levantar e sai de uma posição de descanço,conforto Deus queria que  jeremias  não so crese mas visse como Deus trataria com o seu povo.

 O vaso na mão do oleiro representava a nação Israel  que vivia fora da presença de Deus .Aquele nação não ouvia o profeta, queria seguir seus próprios caminhos, sem ouvir o que Deus tinha a dizer, muitas veses estamos como eles não ouvimos a foz de Deus e quanto sairmos debaixo do proposito de Deus ele nos trata. 
 LER VERS: 4 (A)(Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro,)
(vaso quebrado)

O vaso depois de quebrado o  oleiro o refaz junta os pedaços e reconstroi.Deus nos refaz nos constroi mas precisamosnos colocar nas mãos no do nosso senhor.
2:  ainda há esperança para o vaso quebrado nas mãos de Deus,ainda ha esperança para sua vida.
a) Jesus é nossa esperança não ha outro alem de ti.
VERS:4(B)(tornou a fazer dele outro vaso ,conforme o que pareceu bem  aos seus olhos,)
Deus pela sua infinita misericórdia  ele nos levanta e nos refaz  assim como o oleiro faz com o vaso em suas mãos,mas amados o processo para refazer requer muita dedicação,muito cuidado,muita paciência, muito amor.O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar essas bolhas  enfraquecer o vaso na hora de  fazer a mistura.

1 João 1:9
(Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.)
a) Bolhas representam os pecados que ainda não foram confessados podemos ser um vaso porem cheios de pecados e o Espirito Santo de Deus não consegui habitar e  encher as nossa vidas.

b) Nos tornamos um vaso fora da presença de Deus quando  fazemos parte do pecado da inimizade,  ciúme, da ira, da discórdia, das dissensões e facções. Quando falamos mal do irmão ,quando falamos mal dos nossos filhos ou cônjuges ,quando culpamos nossas famílias por erros que são nossos.

c) Nos tornamos um vaso sem o Espirito Santo de Deus  quando somos dominados por nos mesmos, quando a auto suficiência toma conta da nossa vida. Também nos separamos da presença de Deus  quando a inveja enche nosso coração.

d) Nos afastamos de Deus  quando sentimos ira. Quando temos  ódio no coração, escondido atrás do fato de que nossa raiva é justa.
De quanto a nossa razão prevalece sem que olhas para o oleiro que nosso Deus.
(Deus não habita  aonde há pecado )
(Efesios 5-18)
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito santo.

Vers:18-6 (Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?pergunta o senhor '' como barro nas mãos do oleiro assim são vocês nas minhas mãos ,ó comunidade de Israel.

1- Deus não desiste de você ele  quer ti tornar um vaso de honra para aonde você a gloria possa ser manifestada através da sua vida ,mas isso nâo depente só dele depoente de você para ser transformado num vaso de honra.Deus quer ti colocar num lugar de destaque.
LER _Isaias 6:8(Contudo ,senhor tu és o nosso Pai.Nós somos o barro;tu és o oleiro.Todos nos somos obra de tuas mãos.

Conclusão:Deus quer transformar a sua vida num vaso novo quer modificar seu ser os seus passos e ti colocar num lugar de destaque por isso si coloque na dependência e DEUS deixei ele moldar a sua vida.

POR: SIDNEI SIQUEIRA

Perguntas;

1) O que essa mensagem falou a sua vida?
2)O que você entende como olaria de Deus?
3) Que tipo de vaso você e nas mãos de Deus?
4) O que você entende que precisa ser quebrado na sua vida?
5)Quais atitude você precisa tomar para ser chamado de vaso de honra?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A MENSAGEM DA CRUZ! / Mensagem do dia 21/02/16

A MENSAGEM DA CRUZ!

Conceito da Cruz Segundo John Stott.
Primeira observação: o teólogo afirma que Cristo começou a se associar com os negócios de Deus, seu Pai, quando ainda era muito jovem, apenas doze anos de idade. Isto demonstra que Ele sabia que tinha uma missão, assim a cruz foi se originando na mente do jovem Jesus. A cruz era o propósito do Pai que deveria ser cumprido. Ao ser iniciado no seu ministério, Jesus falava abertamente com os seus discípulos a respeito dos sofrimentos que Ele ia padecer e como seu destino estava entrelaçado com a morte de cruz. Com isso, ressaltando a sua perspectiva exata sobre a vontade do Pai sendo esta demonstrada através das predições feitas pelo próprio Jesus em relação ao seu sofrimento.
Segunda observação: que John Stott faz sobre a cruz, diz a respeito da auto-substituição do próprio Deus. O autor explica que foi necessário um substituto divino, Jesus, que nos substituísse na cruz para que fosse possível a Deus expressar simultaneamente a sua santidade em julgamento e o seu amor no perdão, sem infringir o seu caráter moral. A natureza deste conceito da auto-substituição tem seus fundamentos no Antigo Testamento. Era através da substituição do povo de Israel por um cordeiro sacrifical que os pecados eram expiados, cobertos pelo sangue do sacrifício. Desta maneira a ira de Deus causada pelo pecado era apaziguada no cordeiro que morria.
A terceira observação importante que o teólogo faz sobre a cruz diz a respeito das conquistas alcançadas no calvário. De acordo com Stott essas conquistas podem ser resumidas em três palavras, salvação, revelação e triunfo. Ao discorrer a respeito das propriedades soteriológicas da cruz, o teólogo inglês nos apresenta quatro conceitos: Propiciação, redenção, justificação e reconciliação. Todos como sendo resultado da deliberada ação de Deus em prol da humanidade. Estes quatro conceitos são as principais figuras neotestamentárias que apontam para a salvação.

SOU OU NÃO SOU CRISTÃO? EIS A QUESTÃO!
Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:1-4

1. Nosso Senhor não foi obrigado a levar a cruz exceto para provar a obediência a Seu Pai. Porém há muitas razões pelas quais nós devemos viver sob a contínua influência da cruz.

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades
eles levará sobre si Isaías 53:10,11


Primeiro, posto que somos inclinados por natureza a depositar total confiança em nossas próprias capacidades, a menos que aprendamos lições de nossa própria estupidez, formaríamos uma noção exagerada de nossa força, dando por certo que, passemos o que passarmos, seguiremos permanecendo invencíveis.

Com este tipo de atitude, nos encheríamos, como estúpidos, de uma confiança carnal e vã insuflando-nos de orgulho contra Deus, como se nosso poder fosse suficiente e pudéssemos prescindir de Sua graça.

Não há nenhuma maneira melhor de reprimir esta vaidade do que provando o quanto somos estúpidos e o quanto é frágil e vulnerável nossa natureza humana. Neste caso, é necessário passar pela experiência da aflição. Portanto, Ele nos aflige com humilhação, pobreza, perda de entes queridos, enfermidades ou outras provações.

2. Os mais santos, sabendo que somente podem ser fortes na graça do Senhor, têm um conhecimento mais profundo de si mesmos uma vez que têm passado por muitas provas e dificuldades na vida. O mesmo Davi teve que dizer:
"Eu dizia na minha prosperidade: não vacilarei jamais." ( Sal. 30.6.)

Davi afirma que a prosperidade havia obnubilado de tal forma seus sentidos, que deixou de pôr seus olhos na graça de Deus, da qual deveria depender continuamente. Em vez disso, creu que poderia andar por suas próprias forças e imaginou que não cairia jamais.

3. Se isto ocorreu a este grande profeta, qual de nós não deveria ser cuidadoso e temeroso?

Se em meio à prosperidade muitos santos foram congratulados com perseverança e paciência, quando a adversidade quebrou suas resistências, viram que se enganaram a si mesmos.

Advertidos de tais debilidades por tantas evidências, os crentes recebem uma grande bênção por meio da humilhação.

Despojados assim de sua estúpida confiança na carne, se refugiam em Deus, e uma vez que o têm feito, experimentam a presença e a comunhão da divina proteção, que lhes é uma fortaleza inexpugnável.



O Fundo da Piscina
Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes. Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar, ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso... Repasse, alguém pode estar precisando ler este texto hoje!!!! Um grande abraço !!!! Que DEUS continue abençoando a todos! Muito forte!!!
Não deixem de ler na sua célula, muito lindo... O Fundo da Piscina.


Perguntas par edificação da célula!
1. O que a cruz significa pra você?
2. Com o comportamento que você tem diante da cruz, Você se acha um verdadeiro cristão?
3. Quando você esta passando por lutas, o que você pensa sobre a Cruz?
4. Você está disposto a levar as suas vontades a cruz?
Ore por aqueles que precisarem confessar a distancia que estão da cruz!
Pastor Jackson Soares

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ESPIRITO DE RELIGIOSIDADE / Mensagem do dia 07/02/16

ESPIRITO DE RELIGIOSIDADE
LUCAS 3:7-8

A religiosidade é um espírito de engano. Pois produz nas pessoas a preocupação com os rituais religiosos e não se envolvem com Deus de coração.
*  Para muitos viver rituais religiosos é o suficiente para uma vida cristã, tais como:
- Ir a igreja sem se preocupar em ser agente ativo do culto;
- Dar o dízimo entendendo que o dinheiro é seu e não do Senhor, achando assim, que está fazendo um favor para Deus. Não reconhecendo assim que foi resgatado das mãos de Satanás por Cristo pelo preço do sacrifício na cruz.
- “Dar” o dízimo e oferta mais para garantir as bênçãos do Senhor, do que honra e amor a Deus.
* A Religiosidade gera Engano, pois os frutos que se produz não apresentam arrependimento – v. 8ª.
- Gl. 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio....”
- As vezes justificamos a falta dos frutos dizendo: “este é meu jeito, meu temperamento, Deus me fez assim, sou assim porque me tratam assim, etc,” mas a Palavra de Deus nos ensina que este são “FRUTOS” ou seja, resultado de uma ação e que a ação é do Espírito Santo. Onde há a presença do Espírito Santo há manifestação dos seus frutos e o contrário ou inverso também é verdadeiro, onde não há presença do Espírito Santo há: “imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Gálatas 5:19-21
Assim, a religiosidade nos cega do que é a vontade de Deus, dando valor aos rituais e não a vontade de Deus.
* Por fim, O profeta estabelece o juízo: “O machado está posto à raiz da árvore, toda árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.” v. 8b
- Quantos que já foram cortados da videira verdadeira – Jo.15:1 por causa da religiosidade que não se aperceberam?
- Toda árvore/galho ligado a videira dá frutos dignos de apresentar/revelar a glória de Deus. E isto só é gerado em nós quando nos colocamos inteiramente nas mãos de Deus.
Conclusão:
O resultado/ frutos quando geramos frutos de arrependimento é experimentarmos a promessa de sermos cheios, batizados com o Espírito Santo. Onde o poder do alto nos envolverá para sermos guardados e fortalecidos no dia a dia.  
Sl.91 “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso”.

PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DAS CÉLULAS
1- No seu entender a afirmação: “Religiosidade é um espírito de engano” está correta? Por que?
2- Quais as característica de Religiosidade?
3- Por que João Batista chamou os religiosos da sua época de “Raça de Víboras”?
4- O que o Profeta queria dizer: “O machado está posto à raiz da árvore, toda árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.” v. 8b
5- Você se acha um religioso? Por que?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

COM QUEM VOCÊ TEM FEITO ALIANÇA? Mensagem do dia 31/01/16

COM QUEM VOCÊ TEM FEITO ALIANÇA? 

Uma aliança é uma anuência, acordo ou contrato entre dois ou mais parceiros. No entanto, na Bíblia esse termo implica mais um tratado formal como o compromisso a um relacionamento. Nas alianças iniciadas por Deus não é permitida nenhuma negociação de seus termos. Deus é quem define todas as condições. As pessoas somente podem aceitar ou rejeitar a oferta de Deus. Elas não podem questionar a forma nem a estrutura dessa aliança. 
Deveria ser óbvia a razão por que as alianças de Deus não poderiam ser acordos negociados entre parceiros iguais. Deus e nós não somos parceiros iguais. Deus é o criador e nós somos Sua criação. Nosso bem-estar depende do Seu amor e favor. O Novo Dicionário de Oxford (The New Oxford Dictionary) define o uso teológico da palavra aliança como "um acordo que gera uma relação de compromisso entre Deus e o Seu povo". 

 Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança. Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor. Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembléia. Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. 
Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ". Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. Então os levitas descendentes dos coatitas e dos coreítas levantaram-se e louvaram o Senhor, o Deus de Israel, em alta voz. De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: "Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória". Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: "Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre".  
BONS EXEMPLOS DA ALIANÇA DE JEOSAFÁ PARA COM DEUS. 

  1. QUANDO SEU INIMIGO VINHER CONTRA VOCÊ, LEMBRE DA ALIANÇA COM SEU DEUS. 
  1. ANTES DE SAIR A BATALHA LOUVE O SENHOR POR SUA VITORIA. 
  1. COMO LÍDER DE SUA CÉLULA, DA SUA EMPRESA OU DA SUA CASA, MOSTRE COFIANÇA AOS SEUS LIDERADOS. 


MESMO SENDO UM EXEMPLO, SENDO UM LÍDER QUE TINHA INTIMEIDADE COM DEUS JEOSAFÁ TINHA ALGO NA VIDA DELES, NA SUA HISTORIA QUE FOI REGISTRADO DE FORMA NEGATIVA.        

2 Reis 22:48 
48 Josafá construiu uma frota de navios mercantes para buscar ouro em Ofir, mas nunca foram, pois eles naufragaram em Eziom-Geber. 

MUITTAS VEZES TEMOS UMA LINDA HISTORIA DE ALIANÇA COM O SENHOR, MAS PENSAMOS QUE NÃO E PRECISO VIGIAR, VEJA QUE NA HISTORIA DO REI JEOSAFÁ TEM REGISTRO DE UMA LINDA ALINÇA, ELE TEVE A CORAGEM DE LEVAR OS LEVITAS A FRENTE DO EXERCITO, E POR ESSA ALIANÇA O SENHOR NÃO DEIXOU ELE LUTAR, DISSE O SENHOR A JEOSAFÁ (Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.), A VITORIA FOI TÃO GARNDE DQUE O POVO DE DEUS ESTIVEM ALGUNS DIAS SÓ RECOLHENDO OS DESPOJOS. 
PORÉM, A NARRATIVA DA VIDA DO REI JEOSAFÁ TEM UM REGISTRO NEGATIVO, OS NAVIOS NÃO PODERAM IR OFIR BUSCAR OURO MAS ELES SE QUEBRARAM EM Eziom-Geber. NÃO PODERAM PROCEGUIR SUA VIAGEM. 

O QUE ESTÁ MANCHANDO SEU MINISTERIO? 
O QUE ESTA MANCHANDO A SUA HISTORIA? 
VOCÊ TEM ALIANÇA COM ALGUÉM QUE VOCÊ PERCEBE QUE NÃO AGRADA A DEUS? 
VOCÊ GOSTARIA DE TER UMA ALIANÇA COM DEUS COMO TINHA O REI JEOSAFÁ NO INICIO DESTA HISTORIA? 
O QUE LHE IMPEDE DE FAZER ISSO? 
PROPOSITALMENTE DEIXEI A ULTIMA PARTE DESTE SEMÃO PARA DEPOIS DAS PEGUNTAS, VEJA O REAL MOTIVO PELO QUAL JEOSAFÁ NÃO CUMPRIU A TAREFA DE BUSCAR OURO PURO EM OFIR: 

Posteriormente, Josafá, rei de Judá, fez um tratado com Acazias, rei de Israel, que tinha vida ímpia. Era um tratado para a construção de navios mercantes. Depois de serem construídos os navios em Eziom-Geber, Eliézer, filho de Dodava de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: "Por haver feito um tratado com Acazias, o Senhor destruirá o que você fez". Assim, os navios naufragaram e não puderam sair para negociar. 

QUANDO DEUS LHE DISSER PARA FAZER ALGO FAÇA, SUA ALIANÇA E COM ELE!  

Pastor Jackson Soares