ESPIRITO DE RELIGIOSIDADE
LUCAS 3:7-8
A religiosidade é um espírito de engano. Pois produz nas pessoas a preocupação com os rituais religiosos e não se envolvem com Deus de coração.
* Para muitos viver rituais religiosos é o suficiente para uma vida cristã, tais como:
- Ir a igreja sem se preocupar em ser agente ativo do culto;
- Dar o dízimo entendendo que o dinheiro é seu e não do Senhor, achando assim, que está fazendo um favor para Deus. Não reconhecendo assim que foi resgatado das mãos de Satanás por Cristo pelo preço do sacrifício na cruz.
- “Dar” o dízimo e oferta mais para garantir as bênçãos do Senhor, do que honra e amor a Deus.
* A Religiosidade gera Engano, pois os frutos que se produz não apresentam arrependimento – v. 8ª.
- Gl. 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio....”
- As vezes justificamos a falta dos frutos dizendo: “este é meu jeito, meu temperamento, Deus me fez assim, sou assim porque me tratam assim, etc,” mas a Palavra de Deus nos ensina que este são “FRUTOS” ou seja, resultado de uma ação e que a ação é do Espírito Santo. Onde há a presença do Espírito Santo há manifestação dos seus frutos e o contrário ou inverso também é verdadeiro, onde não há presença do Espírito Santo há: “imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Gálatas 5:19-21
Assim, a religiosidade nos cega do que é a vontade de Deus, dando valor aos rituais e não a vontade de Deus.
* Por fim, O profeta estabelece o juízo: “O machado está posto à raiz da árvore, toda árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.” v. 8b
- Quantos que já foram cortados da videira verdadeira – Jo.15:1 por causa da religiosidade que não se aperceberam?
- Toda árvore/galho ligado a videira dá frutos dignos de apresentar/revelar a glória de Deus. E isto só é gerado em nós quando nos colocamos inteiramente nas mãos de Deus.
Conclusão:
O resultado/ frutos quando geramos frutos de arrependimento é experimentarmos a promessa de sermos cheios, batizados com o Espírito Santo. Onde o poder do alto nos envolverá para sermos guardados e fortalecidos no dia a dia.
Sl.91 “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso”.
PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DAS CÉLULAS
1- No seu entender a afirmação: “Religiosidade é um espírito de engano” está correta? Por que?
2- Quais as característica de Religiosidade?
3- Por que João Batista chamou os religiosos da sua época de “Raça de Víboras”?
4- O que o Profeta queria dizer: “O machado está posto à raiz da árvore, toda árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.” v. 8b
5- Você se acha um religioso? Por que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário